GESTÃO DE QUALIDADE
Qualifique sua equipe para garantir a eficiência dos processos produtivos da sua empresa, reduzir custos e aumentar a satisfação dos clientes.
TREINAMENTO DE MASP – MÉTODO DE ANÁLISE DE PROBLEMAS – 2
Objetivo
Entender a necessidade da utilização da metodologia, o que lhe possibilitará compreender as vantagens de gerenciar e atuar em problemas de causas comuns.
Conhecer e aprender a utilizar, de forma sequenciada e dentro de uma metodologia, as diversas ferramentas de análise de problemas, tais como: Pareto, Carta de Tendência, Diagrama Espinha de Peixe, “Brainstorming”, etc.
Por fim, visa-se obter o comprometimento com a abordagem proativa para o gerenciamento e a solução dos problemas, assim como assumir a responsabilidade pelos medidores de qualidade e seus objetivos.
Pré-Requisito
Profissionais indicados pela empresa.
Público Alvo
- Engenheiros e técnicos das engenharias de Manufatura, Qualidade e Produto.
- Supervisores e líderes de produção.
- Áreas administrativas que desejam utilizar metodologia para análise e solução de problemas.
Conteúdo Programático
- Introdução: serão explicadas as relações entre valores e tendências, qualidade, causas comuns e especiais, PDCA
- Identificação do Problema: serão mencionados a Carta de Tendência, o Paynter Chart e a Definição Operacional Preliminar
- Observação: serão abordadas as ferramentas de estratificação e priorização (Pareto), a coleta de dados (listas de verificação), o Mapa do Processo e a Revisão da Definição Operacional
- Análise: serão abordadas as ferramentas para análise das causas raízes,tais como Diagrama Espinha de Peixe, “Brainstorming”, Histograma e Gráfico de dispersão
- Estabelecimento de um Plano de Ação, no qual serão apresentados os conceitos do 5W1H
- Ação
- Verificação
- Padronização: serão abordados os conceitos de gerenciamento visual e métodos a prova de erros
- Conclusão
- Exercícios práticos durante todo o curso
Carga horária
20 horas
Nota: Os certificados serão fornecidos aos participantes que obtiverem frequência igual ou superior a 75% das aulas.
